Numa reunião à margem da Conferência de Investimento UE-Egito, ambos concordaram que "alcançar uma solução global e justa para a questão palestiniana, baseada na solução de dois Estados, um israelita e outro palestiniano.
O Presidente do Egito, Abdelfatah al Sisi, reuniu-se este sábado no Cairo com a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, e ambos consideraram a solução de dois Estados na Palestina como a "forma ótima" de dar estabilidade ao Médio Oriente.
REUTERS/Violeta Santos
Numa reunião à margem da Conferência de Investimento UE-Egito, ambos concordaram que "alcançar uma solução global e justa para a questão palestiniana, baseada na solução de dois Estados (um israelita e outro palestiniano) e em conformidade com as resoluções de legitimidade internacional, continua a ser a melhor forma de garantir uma estabilidade sustentável na região".
O porta-voz da presidência egípcia, Ahmed Fahmy, afirmou em comunicado que Al Sisi e Von der Leyen discutiram "formas de enfrentar a escalada dos desafios regionais", em particular os desenvolvimentos na Faixa de Gaza e o seu impacto na segurança e estabilidade regionais.
"O Egito adverte para a expansão da grave escalada do conflito e apela à comunidade internacional para que tome medidas sérias e rápidas para evitar que a região deslize para um novo ciclo de conflito sem precedentes", detalha a nota sobre a escalada da tensão entre Israel e o grupo xiita libanês Hezbollah.
Neste sentido, o Presidente egípcio sublinhou a necessidade de esforços internacionais para alcançar um cessar-fogo imediato e permitir o acesso urgente à ajuda humanitária em Gaza.
Entre outras questões, os dois líderes destacaram "a força das relações egípto-europeias, recentemente elevadas ao nível de uma parceria estratégica e abrangente" como um sinal do "reforço da sua cooperação como pedra angular da integração e estabilidade regionais".
Este sábado, no primeiro dia da Conferência de Investimento UE-Egito, a Presidente da Comissão Europeia apresentou os primeiros mil milhões de euros do pacote de 7,4 mil milhões de euros que prometeu ao Egito em março passado e abriu a porta a novos investimentos de vários milhares de milhões de euros no país árabe.
A Conferência de Investimento UE-Egito destina-se a fomentar o investimento do setor privado.
Participam na conferência cerca de 1 mil pessoas e organizações, incluindo representantes dos países membros da UE, altos funcionários egípcios, instituições financeiras internacionais e líderes empresariais egípcios e europeus.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.