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Mau comportamento dos clientes mata restaurantes em Tóquio

Os tapetes rolantes que passam pelos clientes eram emblemáticos, mas também permitem que as pessoas mexam em comida que será consumida por outros. Chamam-lhe "o terrorismo do sushi".

É típico do Japão os restaurantes de sushi em que os pratos chegam através de um tapete rolante que passa por vários clientes, mas esse tipo de restaurante está a acabar. Os kaitenzushi (nome dado a este tipo de estabelecimentos) estão a desligar os seus equipamentos em resposta a vídeos em que os clientes se filmam a mexer em vários pratos, chegando a lamber tampas de frascos de molho de soja usado por várias pessoas ou a deixar cinza de cigarro em cima de pasta de gengibre. 

De acordo com o jornal The Guardian, o último vídeo viral foi o de um adolescente a lamber um fraco de sushi. Face a isso, as cadeias de restaurantes tiveram que tomar medidas, como por exemplo forçar os clientes a esperar que os funcionários tragam os seus pedidos.

Segundo revela o jornal, a Choshimaru, que gere restaurantes na área metropolitana de Tóquio, no Japão, afirmou que os tapetes rolantes de 63 dos seus restaurantes iriam parar. 

Apesar de o tapete rolante ser a principal atração destes restaurantes, a empresa explicou que a sua ausência iria impedir que os clientes interferissem com os pedidos de outras pessoas. 

A indústria dekaitenzushi, avaliada em 5,4 mil milhões de dólares em 2021, foi fortemente atingida pelos vídeos virais, que mostram clientes a tocar e a estragar a comida destinada a outros clientes. 

A cadeia Sushiro foi uma das principais afetadas, e informou, em fevereiro, que osushiserá agora entregue nos restaurantes através de uma única "pista" com recurso a dispositivos sensíveis ao toque, de acordo com oThe Guardian. A empresa foi forçada a tomar esta decisão depois de perder vários clientes, após a cobertura dos meios de comunicação sobre o "terrorismo" dos bens alimentares.

A cadeia de restaurantes japoneses Kura Sushi também informou, na semana passada, que iria introduzir câmaras equipadas com IA (inteligência artificial) para monitorizar as mesas dos seus restaurantes, evitar possíveis incidentes e detetar comportamentos "incomuns".

"A nossa empresa tem ouvido muitos clientes que nos dizem que já não confiam ou já não querem ir a restaurantes de sushi com tapete rolante", disse o chefe de relações públicas do Kura Sushi, Hiroyuki Okamoto, em declarações aos jornalistas, citado pelo jornalMainichi Shimbun.

"Esta é uma crise não apenas para as nossas lojas, mas para toda a indústria desushide tapete rolante", acrescentou.

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