Sábado – Pense por si

Macron apoia início de negociações de adesão da Ucrânia à UE até final do mês

A Comissão Europeia considera que Kiev cumpriu todos os pré-requisitos para uma possível abertura de negociações de adesão à UE, segundo fontes diplomáticas. Decisão exige, no entanto, unanimidade.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta sexta-feira, em conferência de imprensa em Paris com o homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, apoio ao "lançamento efetivo" até ao final do mês das negociações para a adesão da Ucrânia à União Europeia (UE).

REUTERS/Hannah McKay

Emmanuel Macron prometeu, após um encontro com Zelensky no Palácio do Eliseu, que a França continuará a apoiar a Ucrânia em todos os fóruns, particularmente "a nível europeu, para tentar obter o lançamento efetivo das negociações de adesão até ao final do mês".

A Comissão Europeia considera que Kiev cumpriu todos os pré-requisitos para uma possível abertura de negociações de adesão à UE, segundo fontes diplomáticas em Bruxelas citadas esta sexta-feira pela agência France Presse (AFP).

Mas esta decisão exige unanimidade e a Hungria, aliada da Rússia, ameaça bloquear o processo.

Artigos Relacionados
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.