Sábado – Pense por si

"Não se trata de uma cimeira pela paz." O que esperar da cimeira da Suíça

Daniel Lemos com Ana Bela Ferreira 15 de junho de 2024 às 10:00

Rússia e China ausentes no evento que acontece na Suíça este fim-de-semana e que reunirá cerca de 90 países e organizações internacionais. Objetivo de Zelensky, que atravessa altura delicada, será de reunir mais apoio.

Será durante este fim-de-semana nos resorts em Bürgenstock, na periferia da cidade de Lucerna, Suíça, onde cerca de 90 comitivas de Estados e organizações internacionais já confirmadas (num total de 160 países convidados), irão discutir o futuro da Ucrânia em relação à guerra com a Rússia, tentando arranjar soluções para a paz. Acontece depois da recente Cimeira do G7 em Itália, evento no qual se aprovou um pacote de 50 mil milhões de dólares (cerca de 46,7 mil milhões de euros) de apoio à Ucrânia.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro