Sábado – Pense por si

Líderes europeus reúnem-se para aceitar adesão da Ucrânia à UE

Leonor Riso
Leonor Riso 23 de junho de 2022 às 08:06

Moldávia e Geórgia também querem integrar a União Europeia. Além do alargamento, também serão discutidas a inflação e a crise energética.

Os líderes europeus vão aceitar formalmente a Ucrânia como candidata à adesão à União Europeia esta quinta-feira, um passo diplomático originado pela guerra na Ucrânia. António Costa deu o seu apoio a Volodymyr Zelensky por telefone no dia 21 de junho e ontem, durante o debate de política geral no Parlamento, avisou que a integração da Ucrânia na UE tem riscos: "Mas para [as decisões] serem levadas a sério e serem consequentes, a União Europeia precisa de uma nova arquitetura institucional e orçamental sob pena de esta integração não ser um reforço da União Europeia, mas a sua implosão, não um apoio à Ucrânia, mas uma armadilha para a Ucrânia."

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.