Sábado – Pense por si

Líder do PP espanhol felicita Montenegro e PSD por "grande vitória"

Lusa 11 de março de 2024 às 11:27
As mais lidas

Feijóo escreveu no X que já falou com Luís Montenegro por telefone e dá os parabéns ao presidente do PSD e ao próprio partido "pela grande vitória eleitoral" nas legislativas de domingo.

O presidente do Partido Popular espanhol (PP), Alberto Núñez Feijóo, felicitou esta segunda-feira o líder do PSD, Luís Montenegro, pela "grande vitória" nas eleições portuguesas de domingo.

REUTERS/Violeta Santos Moura/File Photo

Feijóo escreveu na rede social X que já falou com Luís Montenegro por telefone e dá os parabéns ao presidente do PSD e ao próprio partido "pela grande vitória eleitoral" nas legislativas de domingo.

"Alegra-me ver que os nossos irmãos portugueses escolheram o único projeto credível para a mudança em Portugal", escreveu ainda Feijóo no X (antigo Twitter).

O PP lidera atualmente a oposição em Espanha, depois de ter sido o partido mais votado nas últimas eleições espanholas, em julho do ano passado, porque uma 'geringonça' de oito formações políticas reconduziu o socialista Pedro Sánchez como primeiro-ministro.

Nas eleições legislativas portuguesas de domingo, a coligação AD, que junta PSD, CDS e PPM, obteve 79 mandatos na Assembleia da República, contra 77 do PS (28,66%), seguindo-se o Chega com 48 deputados eleitos (18,06%).

A IL, o BE e o PAN mantiveram os mesmos deputados (oito, cinco e um, respetivamente). O Livre passou de um para quatro eleitos enquanto a CDU perdeu dois lugares e ficou com quatro deputados.

Por apurar estão os quatro lugares da emigração na Assembleia da República, que o PS ganhou em 2022, com três mandatos.

Artigos Relacionados
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro