Sábado – Pense por si

Karim Khan, um procurador polémico

Margarida Davim
Margarida Davim 09 de abril de 2023 às 10:00

Britânico muçulmano de origem paquistanesa não tem medo de fazer inimigos. E não foi consensual quando se candidatou ao lugar no Tribunal Penal Internacional.

Quando há quase dois anos deixou o lugar de conselheiro especial de António Guterres nas Nações Unidas para assumiu o cargo de procurador principal do Tribunal Penal Internacional (TPI), Karim Khan não foi consensual. Mas, aos 53 anos, o antigo advogado britânico formado no muito exclusivo King’s College já deu diversas provas de que não está muito preocupado em ser consensual. A mais recente está na forma como anunciou a abertura de uma investigação que visa Vladimir Putin por crimes cometidos pela Rússia na guerra da Ucrânia.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.