Sábado – Pense por si

Jornalista detido pela Bielorrússia denuncia antiga namorada

Diogo Barreto
Diogo Barreto 09 de maio de 2022 às 18:23

Lukashenko forçou o avião onde seguiam Sofia Sapenga e o seu namorado, o jornalista Roman Protasevich. Um ano depois, ela foi condenada e ele espera julgamento. Mas Protasevich demarca-se da antiga companheira e da sua atuação política.

Sofia Sapenga foi condenada a seis anos de prisão pelos crimes de incitamento ao ódio, recolha ilegal de dados pessoais e outras acusações. A condenação foi proferida por um tribunal bielorrusso um ano depois de Sapenga ter sido detida, juntamente com o namorado, o jornalista Roman Protasevich, à saída de um avião. Protasevich comentou esta segunda-feira a detenção da ex-namorada, distanciando-se das suas atividades, afirmando que ambos sempre trabalharam de forma individual.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.