O democrata Joe Biden tomou posse hoje como 46.º Presidente dos EUA, após ter feito o juramento de funções perante o presidente do Supremo Tribunal, John Roberts, nas escadas do Capitólio, em Washington.
REUTERS/Jonathan Ernst/Pool
Joe Biden - que sucede a Donald Trump, após ter vencido o republicano nas eleições presidenciais de 03 de novembro - prestou juramento na escadaria oeste do Capitólio, numa cerimónia sob um forte dispositivo de segurança, após o violento ataque ao Congresso, na passada semana, por uma multidão de apoiantes de Donald Trump.
"É um novo dia para a América", escreveu Biden, 78 anos, três horas antes da posse como Presidente, na sua conta da rede social Twitter, momentos depois de ter assistido a uma cerimónia religiosa em Washington, acompanhado da mulher, Jill, e de Kamala Harris, que também toma hoje posse como sua vice-Presidente.
"Este é o dia em que a nossa democracia se levanta e volta a avançar (...) indivisível, com liberdade e justiça para todos", afirmou a senadora democrata Amy Klobuchar, que pertence ao comité do Congresso responsável pela organização da tomada de posse.
A oradora lembrou que Kamala Harris é a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-presidente dos Estados Unidois da América.
Também o republicano Roy Blunt, presidente da Comissão da Tomada de Posse diz que este é o dia, que acontece, "miraculosamente", desde 1789, em que os americanos "renovam o compromisso com a democracia".
Entre os presentes estavam os ex-presidentes Bill Clinton, George W. Bush e Barack Obama, acompanhados pelas antigas primeiras-damas.
O antigo presidente Donald Trump não marcou presença esta quarta-feira para a transição.
A cerimónia de tomada de posse do Presidente dos Estados Unidos, o Inauguration Day, é sempre no dia 20 de janeiro (excepto se for um domingo, e então será a 21), por definição da Vigésima Emenda da Constituição, ratificada em 1933. Até então, e desde 1789, a posse era sempre a 4 de março, o dia em que também terminavam os mandatos de quatro anos. O último Presidente a tomar posse num 4 de março foi Franklin D. Roosevelt, precisamente em 1933. A de Barack Obama foi a uma segunda-feira, dia 21.
Há um e só um elemento obrigatório ditado pela Constituição dos Estados Unidos: que o Presidente faça um juramento. Originalmente era simples, mas com o passar dos anos a ocasião tornou-se uma festa com um imenso cerimonial e novos rituais. Até Jimmy Carter, em 1977, a cerimónia de juramento acontecia no chamado Pórtico Leste do edifício do Capitólio. Mas desde Ronald Reagan, em 1981, que é na Porta Ocidental do edifício.
Descubra as Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.