Sábado – Pense por si

Joe Biden defende retirada e culpa exército afegão de não ter lutado

Ana Bela Ferreira
Ana Bela Ferreira 16 de agosto de 2021 às 22:22

Presidente dos EUA falou ao país, depois de mais um dia de caos, após a tomada de Cabul pelos talibã. Rejeitou as críticas de uma retirada caótica das tropas norte-americanas e culpou o exército afegão por não ter resistido aos avanços dos rebeldes.

O presidente dos EUA, Joe Biden, defendeu esta segunda-feira a decisão da retirada de tropas americanas do Afeganistão. Numa declaração ao país, rejeitou ainda as críticas de que a retirada tinha sido caótica. Biden disse ainda que a missão dos EUA nunca foi a de construir uma nação, ao mesmo tempo que culpou o exército afegão de não ter lutado contra a invasão talibã, que já ocupou todo o país.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.