Sábado – Pense por si

Jair Bolsonaro inelegível até 2030, decide Tribunal

Quatro juízes decidiram punir o ex-presidente brasileiro por abuso de poder político e uso indevido dos media.

Jair Bolsonaro foi considerado inelegível até 2030 pelo Supremo Tribunal Eleitoral. A decisão foi divulgada esta sexta-feira e deve-se às alegações de fraude nas últimas eleições presidenciais brasileiras. Bolsonaro chegou a convocar embaixadores para criticar o voto eletrónico.

REUTERS/Marco Bello

De acordo com a agência noticiosa Reuters, a maioria decidiu por afastá-lo de cargos públicos durante oito anos, considerando os atos cometidos nas eleições de outubro de 2022. Lula da Silva venceu.

Quatro juízes do tribunal decidiram condenar Bolsonaro. Um deles não, e ainda falta que outros dois votem. Bolsonaro é acusado de abuso de poder político e uso indevido dos media.

O ex-presidente brasileiro pode ainda recorrer junto do Supremo Tribunal Federal e tem essa intenção. "Esse julgamento não tem pé, nem cabeça. Não ataquei o sistema eleitoral, eu mostrei possíveis falhas", afirmou em declarações a uma rádio.

As próximas eleições presidenciais no Brasil serão em 2026.

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.