Sábado – Pense por si

Ivanka Trump vai ter escritório na Casa Branca

21 de março de 2017 às 08:01
As mais lidas

Já acusado de nepotismo, presidente dos EUA confirma lugar de destaque da filha mais velha na sua administração ao ceder-lhe um lugar específico na Casa Branca

A filha mais velha do presidente dos Estados Unidos, Ivanka Trump, vai ter um escritório na Ala Oeste da Casa Branca, informou na segunda-feira o seu advogado.

Ivanka, como "primeira filha", tem tido um papel frequente e atípico na Casa Branca desde que o seu pai tomou posse, em Janeiro passado.

Em Washington tornou-se já habitual ver a filha do presidente a acompanhar o pai em actos oficiais e também em reuniões com líderes internacionais. Na passada sexta-feira, por exemplo, Ivanka sentou-se ao lado da chanceler alemã, Angela Merkel, durante a sua reunião na Casa Branca, uma posição que também ocupou, no mês passado, aquando da visita do primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau.

Segundo o seu advogado, Jamie Gorelick, citado pelos meios de comunicação social locais, Ivanka Trump não vai ter um cargo oficial na Casa Branca.

A filha de Trump juntar-se-á assim na Ala Oeste da Casa Branca ao marido, Jared Kushner, que trabalha como assessor do presidente norte-americano, decisões que têm valido a Trump acusações de nepotismo.

Ivanka é a única dos filhos de Trump que se mudou de Nova Iorque para Washington com o pai, apesar de ter negado na altura qualquer interesse em trabalhar na Casa Branca.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.