Sábado – Pense por si

Israel. Gabinete de segurança aprova o acordo de cessar-fogo com o Hamas

Ana Bela Ferreira
Ana Bela Ferreira 17 de janeiro de 2025 às 13:39
As mais lidas

Agora será a vez de todo o governo ratificar o acordo. Aprovação surge um dia depois em relação ao inicialmente previsto.

O gabinete de segurança de Israel aprovou, esta sexta-feira, o acordo de cessar-fogo com o Hamas, que prevê a troca dedezenas de refénscom prisioneiros palestinianos. Este acordo arranca assim domingo e prevê uma pausa inicial de seis semanas no conflito que leva já 15 meses.

AP Photo/Maya Alleruzzo, Pool, File

A aprovação oficial surge dois dias depois do anúncio do acordo negociado pelos mediadores internacionais, depois de um atraso de um dia. Israel devia ter votado ontem, mas acusou o Hamas de estar a colocar novos entraves, exigindo esclarecimentos

O acordo será agora aprovado por todo o governo, podendo assim ser implementado a partir de domingo. Para o primeiro dia de cessar-fogo está prevista a libertação de 33 reféns israelitas, que estão em Gaza desde que começou o conflito a 7 de outubro de 2023.

Ainda assim, estão previstas audições no supremo tribunal contra alguns pontos do acordo.

Artigos Relacionados

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.