Sábado – Pense por si

Israel. Gabinete de segurança aprova o acordo de cessar-fogo com o Hamas

Agora será a vez de todo o governo ratificar o acordo. Aprovação surge um dia depois em relação ao inicialmente previsto.

O gabinete de segurança de Israel aprovou, esta sexta-feira, o acordo de cessar-fogo com o Hamas, que prevê a troca dedezenas de refénscom prisioneiros palestinianos. Este acordo arranca assim domingo e prevê uma pausa inicial de seis semanas no conflito que leva já 15 meses.

AP Photo/Maya Alleruzzo, Pool, File

A aprovação oficial surge dois dias depois do anúncio do acordo negociado pelos mediadores internacionais, depois de um atraso de um dia. Israel devia ter votado ontem, mas acusou o Hamas de estar a colocar novos entraves, exigindo esclarecimentos

O acordo será agora aprovado por todo o governo, podendo assim ser implementado a partir de domingo. Para o primeiro dia de cessar-fogo está prevista a libertação de 33 reféns israelitas, que estão em Gaza desde que começou o conflito a 7 de outubro de 2023.

Ainda assim, estão previstas audições no supremo tribunal contra alguns pontos do acordo.

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.