Sábado – Pense por si

Israel ataca posições do Hamas em Gaza

09 de agosto de 2017 às 07:26
As mais lidas

Acção respondeu ao lançamento de projéctil disparado a partir da Faixa de Gaza

A Força Aérea de Israel bombardeou, esta madrugada, vários pontos em Gaza, causando pelo menos dois feridos, em resposta ao disparo de um projéctil a partir do enclave palestiniano contra o seu território, informaram fontes israelitas e palestinianas.

"Em resposta ao projéctil que caiu sobre uma zona despovoada no Conselho Regional de Hof Ashkelon, aviões da Força Aérea atacaram duas posições do Hamas no norte da Faixa de Gaza", indicou o exército israelita através de um comunicado.

Um projéctil disparado a partir da Faixa de Gaza por volta das 21h00 de terça-feira (19h00 em Lisboa) caiu em território israelita sem causar vítimas ou danos.

Fontes médicas palestinianas indicaram que pelo menos dois civis ficaram feridos, incluindo um com gravidade, na sequência da retaliação de Israel.

Testemunhas e membros do Hamas indicaram, à agência noticiosa espanholaEfe, ter ouvido uma série de grandes explosões no noroeste de Gaza.

O lançamento de rockets a partir da Faixa de Gaza, sob bloqueio de Israel desde que o Hamas tomou o seu controlo em 2007, acontece de forma intermitente.

Israel responsabiliza o Hamas pelos ataques contra o seu território, procedentes do enclave, por ser o seu governante de facto.

Israel e o Hamas travaram três guerras desde que o grupo assumiu o controlo de Gaza há uma década, a última das quais no verão de 2014, sendo desde então observado um tenso cessar-fogo.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.