Sábado – Pense por si

Índia. Trabalhadores presos em túnel deverão sair nas próximas horas

Andreia Antunes com Leonor Riso
Andreia Antunes com Leonor Riso 23 de novembro de 2023 às 11:20
As mais lidas

Os socorristas têm vindo a fornecer luz, oxigénio, comida, água e medicamentos aos 41 homens através de uma conduta com 15 centímetros. Estão encurralados desde 12 de novembro.

As equipas de resgate na Índia têm esperança de que esta quinta-feira, 23 conseguem abrir o túnel e chegar aos 41 homens que estão presos desde 12 de novembro. Durante a noite, fizeram vários progressos, tendo percorrido 45 metros da extensão estimada de 60 metros, até se depararem com uma obstrução metálica que exigiu seis horas para a sua remoção e acabou por atrasar o resgate.  

REUTERS/Shankar Prasad Nautiyal

"O nosso cálculo, a partir de agora, é cerca de 14 a 15 horas, a não ser que aconteça mais alguma coisa, e esperamos ser capazes de o fazer", referiu Klulbe, um dos socorristas, aos jornalistas no local. Não se esperam problemas maiores, uma vez que a estrutura não é de rocha dura, a não ser que se deparem com outro obstáculo metálico.

Após a perfuração estar concluída, as autoridades planeiam enviar socorristas através do tubo de evacuação para poderem retirar os trabalhadores presos para um local seguro.

Nesta terça-feira, 21, surgiram as primeiras imagens dos 41 homens que se encontram presos num túnel em Uttarakhand, o que mostra que se encontram num espaço confinado.

A carregar o vídeo ...

O vídeo de 30 segundos, capturado por uma câmara de endoscopia médica após ter sido empurrada por uma nova conduta, mostra uma dezena de homens a comunicar com os socorristas que lhes pedem que confirmem as suas identidades um por um.

Com esta nova conduta de 15 centímetros, os socorristas têm vindo a fornecer luz, oxigénio, comida, água e medicamentos. Foi-lhes também proporcionado umwalkie-talkiede forma a comunicarem com as autoridades e socorristas.

Antes desta terça-feira, os homens tinham apenas acesso a alimentos secos e água e oxigénio através de um tubo mais estreito. A primeira refeição quente em nove dias consistiu em arroz e lentilhas, um prato conhecido como Khichdi.

Os trabalhadores ficaram presos após uma parte do túnel que estava a ser construído na região montanha dos Himalaias ter desabado a 200 metros da sua entrada.

As equipas de salvamento já perfuraram cerca de 45 metros num total de 60 metros de extensão através de escombros caídos de forma a chegarem aos 41 trabalhadores encurralados desde dia 12 de novembro.

O túnel de 4,5 quilómetros, que se situa na rota de peregrinação Char Dham, é um dos grandes projetos do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, que tem como objetivo conectar os quatro locais de peregrinação hindu mais importantes.

As autoridades não revelaram o que causou o desmoronamento do túnel, mas a região é propensa a deslizamentos de terra, terramotos e inundações. Por essa razão, a perfuração tinha sido suspensa dias antes após um problema com uma das máquinas e o receio de uma nova derrocada, tendo sido retomada no dia 12.

Artigos Relacionados

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.