Sábado – Pense por si

Grécia apresenta novo plano de austeridade

O governo reviu em baixa as suas previsões de crescimento para 2017

O governo grego lançou o procedimento parlamentar para a adopção, prevista até sexta-feira, de novas medidas de austeridade reclamadas pelos credores para prosseguirem o financiamento do país e reduzirem a dívida, noticiou a agência grega Ana.

Paralelamente, o governo reviu em baixa as suas previsões de crescimento para 2017, para 1,8% do Produto Interno Bruto (PIB) contra 2,7% previstos na Lei de Finanças e 2,1% da Comissão Europeia, precisou a Ana.

A cifra figura no projecto de enquadramento orçamental 2017-2021, entregue durante a noite no parlamento com o projecto de lei sobre o novo aperto fiscal.

No texto, prevê-se para 2019 e 2020 novos aumentos de impostos e cortes de pensões, pela 14.ª vez desde o início da crise, totalizando 4,5 mil milhões de euros, segundo a Ana.

A adopção, prevista para a noite de quinta para sexta-feira, de acordo com a presidência do parlamento, é reclamada pela União Europeia (UE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) para continuarem os empréstimos ao país e abrirem caminho à renegociação da dívida.

Cuidados intensivos

Filmes do desassossego

Ao ver os socialistas que apoiam a Flotilha "humanitária" para Gaza tive a estranha sensação de estar a ver a facção do PS que um dia montará um novo negócio, mais alinhado com a esquerda radical, deixando o PS “clássico” nas águas fétidas (para eles) do centrão.

A lagartixa e o jacaré

Quando o valor das notícias desaparece

Mesmo quando não há nada de novo a dizer, o que se faz é “encher” com vacuidades, encenações e repetições os noticiários. Muita coisa que é de enorme importância fica pelo caminho, ou é apenas enunciada quase por obrigação, como é o caso de muito noticiário internacional numa altura em que o “estado do mundo” é particularmente perigoso