Sábado – Pense por si

GNR detectou embarcação com 39 migrantes na ilha grega de Lesbos

13 de agosto de 2018 às 17:32
As mais lidas

16 dos migrantes na embarcação eram crianças.

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR detectou na ilha grega de Lesbos, no mar Egeu, uma embarcação com 39 migrantes afegãos, dos quais 16 crianças, no âmbito da missão da agência europeia Frontex, indicou esta segunda-feira a corporação.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana adianta que a equipa de vigilância marítima da Unidade de Controlo Costeiro (UCC) detectou no domingo um desembarque na costa de 39 migrantes, dos quais 16 crianças e 14 mulheres.

Durante uma acção de patrulhamento os militares retiraram os migrantes da praia e encaminharam-nos para um local seco e seguro.

No grupo havia uma mulher grávida e outra com um bebé de quatro meses, que foram auxiliadas pelos militares e colocadas no interior da viatura da GNR, para se manterem quentes enquanto aguardavam a chegada de mais meios ao local.

A operação da Frontex pretende prevenir, detectar e reprimir ilícitos relacionados com a imigração ilegal, tráfico de seres humanos e outros crimes transfronteiriços, contribuindo para a salvaguarda de vidas humanas no mar através de missões de busca e salvamento.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.