Retorno voluntário de imigrantes ilegais aumentou quatro vezes mais em 2025
Segundo a polícia, mais de metade dos processos de expulsão de estrangeiros em 2024 e 2025 envolveram cidadãos brasileiros.
Segundo a polícia, mais de metade dos processos de expulsão de estrangeiros em 2024 e 2025 envolveram cidadãos brasileiros.
O responsável pela associação que representa os oficiais da GNR considerou que existe "quase como que uma tentativa" da GNR, que é de cariz militar, "colocar a polícia civil na ordem".
Instituição adiantou ainda ter resgatado 101 pessoas em terra e no mar, mais 60 do que em 2024.
Esta conta está errada logo desde o início. A estratégia da senhora Ministra de culpar as forças de segurança é errada e é muito grave !
Objetivo é assegurarem o funcionamento regular do controlo de fronteiras e a segurança no período de maior afluência.
Com a extinção do SEF há dois anos algumas competências deste serviço de segurança, nomeadamente o controlo das fronteiras aéreas, passaram para a esfera da PSP.
Segundo o comunicado da Autoridade Marítima Nacional, "o grupo foi transportado para o porto e entregue às autoridades locais para os procedimentos legais de identificação e registo".
Sindicato avança que os inspetores, que deveriam regressar à PJ, “foram surpreendidos a 11 dias da data da nova intenção do Governo” de prolongar as funções nos aeroportos por mais seis meses.
A inteligência artificial já é utilizada para detetar padrões de comportamento anómalos nas redes governamentais e militares, permitindo identificar ciberataques antes que causem danos significativos.
Atriz Sofia Aparício considera não ser normal "avistarmos drones tão cedo e tão longe de casa", enquanto o ativista Thiago Ávila classifica cenário como "absurdo".
Migração em Portugal: O Caminho do Equilíbrio entre Segurança e Direitos Fundamentais
Desde a extinção do SEF que a Polícia de Segurança Pública é a responsável pela gestão e funcionamento dos centros de instalação temporária e do processo de expulsão do território nacional.
Como se organiza a segurança interna em Portugal, quem são os seus principais intervenientes, que funções desempenham, e que desafios se colocam à sua eficácia no século XXI?
A nível internacional, a operação levou à identificação de 1.194 potenciais vítimas e à detenção de 158 suspeitos em 43 países, revelou a Interpol.
Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira terá cedido dados de mais de 13 mil pessoas à Europol, segundo uma investigação.
O Mediterrâneo Oriental, para a Grécia,foi a segunda rota mais ativa de entrada na UE entre janeiro e abril deste ano, com 12.228 travessias, ficando apenas atrás da rota do Mediterrâneo Central.