Sábado – Pense por si

Giorgia Meloni terá uma "folga para atuar muito reduzida"

Diogo Barreto
Diogo Barreto 26 de setembro de 2022 às 20:00

O discurso inflamado durante a campanha eleitoral fez soar os alarmes. Mas analistas acreditam que a próxima primeira-ministra italiana terá muitas restrições à sua atuação.

Giorgia Meloni nasceu em Garbatella, um bairro de Roma construído durante o fascismo, quando Mussolini era o ducee que mais tarde se tornou num bairro habitado por pessoas de esquerda. Foi naquele meio que a próxima primeira-ministra italiana se fez política, mas não rejeita a herança de Mussolini, ao mesmo tempo que não a abraça. A sua vitória nas eleições de domingo alarma uma Europa com medo do crescimento da extrema-direita. Mas Felipe Pathé Duarte avisa que a sua "folga de ação será muito reduzida" porque há um valor que fala mais alto do que a tradição e o conservadorismo: o dinheiro da Europa. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?