Sábado – Pense por si

General russo morre após explosão de carro-bomba

As mais lidas

Investigadores acreditam "o crime foi orquestrado pelos serviços de inteligência ucranianos".

Um general russo morreu esta segunda-feira de manhã (22) depois de um dispositivo explosivo ter feito explodir o seu carro no sul de Moscovo, revelaram os investigadores.

General russo morre em Moscovo após explosão de carro
Explosão de carro em Moscovo mata general russo
Explosão de carro mata general russo em Moscovo
General russo morre em Moscovo após explosão de carro
Explosão de carro em Moscovo mata general russo; suspeita recai sobre a Ucrânia
Explosão de carro mata general russo em Moscovo; suspeita recai sobre Ucrânia

Segundo a comunicação social russa, tudo aconteceu por volta das 7h (4h de Lisboa) quando um carro explodiu num parque de estacionamento, na rua Yaseneva, em Moscovo. O tenente-general, Fanil Sarvarov, morreu na sequência dos ferimentos que sofreu, segundo a porta-voz do Comité de Investigação da Rússia, Svetlana Petrenko, citada pela agência de notícias Associated Press, e o mesmo terá acontecido com o motorista que seguia dentro do mesmo veículo.

“Os investigadores estão a seguir diversas linhas de investigação em relação ao assassinato. Uma delas é a de que o crime foi orquestrado pelos serviços de inteligência ucranianos”, detalhou Petrenko.

Em 2024, o serviço de inteligência ucraniano já havia reivindicado a responsabilidade por um ataque semelhante a este contra um militar russo de alta patente. O tenente-general Igor Kirillov, chefe das forças de proteção nuclear, biológica e química das Forças Armadas, morreu depois de scooter elétrica ter explodido em frente ao seu apartamento. A morte de Igor Kirillov aconteceu um dia depois de Kiev ter feito acusações criminais contra o general. Como consequência, também o seu assistente lya Polikarpov acabou por morrer.