Sábado – Pense por si

Forças Armadas da Guatemala reprimem caravana de migrantes

17 de janeiro de 2021 às 15:43
As mais lidas

Migrantes foram atacados com bastões e bombas de gás lacrimogéneo por elementos do Exército da Guatemala, quando tentaram avançar numa estrada do oeste do país.

As forças de segurança da Guatemala detiveram e reprimiram hoje violentamente uma caravana migrante composta por milhares de hondurenhos, que pretendem chegar ao México e posteriormente aos Estados Unidos.

Segundo constatou a agência de notícias EFE, os migrantes foram atacados com bastões e bombas de gás lacrimogéneo por elementos do Exército da Guatemala, quando tentaram avançar numa estrada do oeste do país, onde permanecem cercados desde a noite de sábado.

Os hondurenhos fazem parte de uma caravana migrante formada por mais de 9.000 pessoas, segundo cálculos oficiais, que saiu de San Pedro Sula, em distintas fases, na quarta-feira, na quinta-feira e na sexta-feira.

Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.