Sábado – Pense por si

EUA aplicam sanções a Cristina Kirchner por "expressiva corrupção"

Lusa 21 de março de 2025 às 22:22
As mais lidas

A ex-presidente argentina é destacada por Marco Rubio pelo seu "envolvimento em expressiva corrupção durante o tempo em que ocupou cargos públicos".

REUTERS/Agustin Marcarian

O Departamento de Estado norte-americano anunciou hoje a aplicação de sanções à ex-Presidente argentina Cristina Kirchner e um seu ex-ministro por "expressiva corrupção".

Numa declaração assinada por Marco Rubio, secretário de Estado norte-americano, Kirchner e Julio Miguel De Vido, ex-ministro argentino do Planeamento, são ambos designados pelo seu "envolvimento em expressiva corrupção durante o tempo em que ocuparam cargos públicos".

"Kirchner e De Vido abusaram das suas posições orquestrando e beneficiando financeiramente de vários esquemas de suborno envolvendo contratos de obras públicas, resultando em milhões de dólares roubados do governo argentino", adianta a nota do Departamento de Estado.  

"Vários tribunais condenaram Kirchner e De Vido por corrupção, minando a confiança do povo argentino e de investidores no futuro da Argentina", adianta.  

Com a designação os dois visados e seus familiares imediatos ficam impedidos de entrarem nos Estados Unidos.

"Estas designações reafirmam o nosso compromisso de combater a corrupção global, inclusive nos mais altos níveis do governo. Os Estados Unidos continuarão a promover a responsabilização daqueles que abusam do poder público visando ganho pessoal", refere a nota.