Sábado – Pense por si

Embaixada dos EUA em Israel oferece plano de retirada voluntária para cidadãos americanos

Luana Augusto
Luana Augusto 18 de junho de 2025 às 21:47
As mais lidas

Notícia surge após o escalar do conflito entre o Irão e Israel.

A embaixada dos Estados Unidos em Israel anunciou esta quarta-feira (18) um plano de evacuação voluntária para os americanos, devido ao escalar do conflito entre Israel e o Irão. Segundo o embaixador Mike Huckabee, a delegação "está a trabalhar em voos de evacuação e partidas de cruzeiros".

AP Photo/Valentina Petrova

Para os cidadãos que queiram ter acesso a este plano, basta "inscreverem-se no Programa de Inscrição de Viajantes Inteligentes (STEP). A partir daí, a embaixada comunicará com os mesmos e organizará a sua saída.

"Aviso urgente! Cidadãos americanos que desejam deixar Israel: a embaixada dos EUA em Israel

está a trabalhar em voos de evacuação e partidas de cruzeiros. Devem inscrever-se no Programa de Inscrição de Viajantes Inteligentes (STEP)", escreveu Mike Huckabee na sua rede social X.

Esta notícia surge depois de o líder supremo do Irão, Ali Khamenei, ter ameaçado diretamente os Estados Unidos, durante um discurso televisionado. "Os americanos devem saber que qualquer intervenção militar da sua parte implicará danos irreparáveis" disse o aitolá.

Anteriormente o presidente dos EUA, Donlad Trump, já havia colocado a hipótese de aniquilar Khamenei. "Sabemos exatamente onde está escondido o chamado líder supremo. Ele é um alvo fácil, mas não o vamos eliminar, pelo menos por enquanto", escreveu o republicano nas suas redes sociais.

A mesma ideia foi partilhada pelo primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, que considerou que um ataque contra o aitolá "não vai fazer escalar o conflito, [mas sim] encerrar o conflito". 

Artigos Relacionados
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.