Sábado – Pense por si

Egito apreendeu barco que esteve encalhado no Suez

Autoridades tentam compensação de 752 milhões de euros por paragem de uma semana na circulação do canal.

As autoridades egípcias apreendeu o navio de carga que bloqueou o canal do Suez durante uma semana, no mês passado. Em causa, a compensação pelos custos financeiros da paragem de circulação no canal.

Canal do Suez - porta contentores EverGiven
Canal do Suez - porta contentores EverGiven EPA

Um tribunal egípcio ordenou ao japonês, dono da empresa do barco Ever Given o pagamento de uma indemnização de mais de 752 milhões de euros, de forma a compensar as perdas das circulação do comércio pelo canal. Estão ainda incluídas as taxas de manutenção e de resgate do barco.

A operação para desencalhar o barco envolveu meios internacionais, enquanto barcos de todo o mundo se iam juntando nas proximidades para atravessar o canal por onde passa 13% do comércio mundial

O barco acabou por ser libertado a 29 de março, uma semana depois de ter encalhado. O dono da empresa, Shoei Kisen Kaisha anunciou que as companhias de seguros e os advogados estão a trabalhar para a resolver a queixa de compensação, recusando fazer mais comentários.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.