Sábado – Pense por si

Drones ucranianos matam quatro pessoas na Rússia

Lusa 14:38
As mais lidas

Uma outra pessoa ficou ferida.

Um ataque ucraniano com drones causou quatro mortos durante a noite na região de Samara, a cerca de 850 quilómetros a sudeste de Moscovo, anunciou o governador local.

Drones ucranianos matam quatro pessoas na Rússia
Drones ucranianos matam quatro pessoas na Rússia Belgorod Region Governor Vyacheslav Gladkov Telegram channel via AP

“É com profunda tristeza que informo que quatro pessoas morreram em consequência de um ataque noturno por drones inimigos. Esta é uma perda irreparável para todos nós”, disse Vyacheslav Fedorishchev, citado pela agência noticiosa estatal russa TASS.

O governador disse também que uma pessoa ficou ferida no ataque e prometeu que o Governo regional irá ajudar as famílias das vítimas.

Fedorishchev não indicou a localização exata do ataque.

Anteriormente, informara que “instalações do complexo energético e petrolífero” tinham sido atingidos por drones ucranianos.

A Ucrânia tem como alvo este tipo de infraestruturas, que representam uma importante fonte de receita para Moscovo, a fim de tentar diminuir a capacidade russa de financiar o esforço de guerra.

O comando do exército ucraniano mencionou hoje um ataque contra a instalação petrolífera Samara, na região russa com o mesmo nome, segundo a agência de notícias France-Presse (AFP).

As forças ucranianas reivindicaram ataques contra infraestruturas petrolíferas, incluindo duas refinarias, em território russo durante a noite.

Foram atingidas as refinarias de Saratov, localizada a 858 quilómetros a sudeste de Moscovo, e de Novokubichevsk, a cerca de mil quilómetros da capital russa, precisou o estado-maior num comunicado citado pela agência espanhola EFE.

O ataque com drones contra a refinaria de Kuibishevsky provocou explosões e incêndios nas instalações, referiu.

O comando ucraniano disse que a refinaria de Saratov era responsável por cerca de 2,54% do volume total de refinação de petróleo da Federação Russa.

De acordo com o Estado-Maior, os resultados das ações ainda estavam a ser avaliados.

As autoridades ucranianas disseram que os ataques russos durante a noite causaram pelo menos três mortos.

GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro