Sábado – Pense por si

Donald Trump e Papa Francisco candidatos ao Nobel da Paz

01 de março de 2016 às 17:15
As mais lidas

Candidato republicano às presidenciais dos EUA e líder da Igreja Católica são dois dos 376 candidatos ao galardão. Presidente da Colômbia e Edward Snowden também estão na lista

O Nobel da Paz vai registar em 2016 um número recorde de 376 candidatos e que supera o anterior registo de 278 aspirantes ao prestigioso galardão verificado em 2014, informou o Comité Nobel norueguês, esta terça-feira. Do total de candidaturas para a edição deste ano, 228 são indivíduos e 148 organizações. 

 

De acordo com o testamento do magnata sueco Alfred Nobel, criador dos centenários prémios, podem ser nomeados ao galardão da Paz catedráticos de faculdades de Direito, História e Ciências Políticas, deputados, antigos laureados e membros de tribunais internacionais, entre outros.  O Comité Nobel limita-se a divulgar o número total de concorrentes, sem qualquer influência na sua designação.

 

Entre os aspirantes para 2016 incluem-se o candidato à nomeação presidencial pelo partido Republicano dos EUA Donald Trump, o papa Francisco, o Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, o líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), Timoleón Jiménez, o ex-analista informático da CIA Edward Snowden, e os habitantes e voluntários que ajudam os refugiados nas ilhas gregas.

 

Em 2015 o prémio foi atribuído ao Quarteto para o diálogo nacional na Tunísia, pelo seu envolvimento na construção de uma "democracia plural" neste país do Magrebe e que esteve na origem da designada 'Primavera árabe'.

 

O Nobel da Paz, que será anunciado em Outubro à semelhança dos restantes galardões, é o único a ser entregue em Oslo e não em Estocolmo, por desejo expresso de Alfred Nobel.