Michael Riley, de 44 anos, foi detido pelas autoridades britânicas. Estava em Liverpool.
As autoridades britânicas detiveram o suspeito de terassassinado dois escocesesnum bar em Espanha, no fim de maio. Segundo a BBC, trata-se de Michael Riley, de 44 anos.
AP Photo/Kirsty Wigglesworth
O homem foi detido em Liverpool, Reino Unido, pela Polícia de Merseyside, sob um mandado de detenção internacional emitido pelas autoridades espanholas. Segundo a polícia britânica, Riley compareceu na manhã deste sábado no Tribunal de Magistrados de Westminster e foi mantido sob custódia. Terá de comparecer neste mesmo tribunal numa data posterior.
Ross Monaghan, de 43 anos, e Eddie Lyons Jnr, de 46 anos, estavam a assistir à final da Liga dos Campeões com amigos quando foram mortos a tiros no bar Monaghans, em Fuengirola, na Costa Del Sol. De acordo com os relatórios médicos citados pela BBC, Eddie terá sido atingido com um único tiro. Quanto a Monaghan, as câmaras de videovigilância mostraram o atirador dentro do bar a perseguir o escocês e a disparar de seguida contra ele.
Desde então que as autoridades escocesas têm ajudado a polícia espanhola nesta investigação, ao fornecer informações sobre os antecedentes das vítimas. Ao que se sabe, ambos os homens que morreram naquela noite tinham ligações com a família Lyons, uma rede criminosa organizada e sediada no oeste da Escócia.
Apesar disso, a polícia escocesa emitiu um comunicado onde dizia não ter informações que sugerissem que as mortes estivessem ligadas a uma disputa entre gangues. Além disso, nada aponta para que o tiroteio tivesse sido planeado na Escócia.
O clã Lyons está envolvido numa rivalidade de longa data com a família Daniels - há cerca de 20 anos. Anteriormente, Monaghan havia estado associado ao assassinato de Kevin "Gerbil" Carroll, um temido líder de uma rede criminosa em Glasgow. Foi, aliás, acusado pela sua morte, que aconteceu em 2010 num parque de estacionamento de um supermercado em Glasgow, no entanto, acabou absolvido por falta de provas.
Mais tarde, em 2017, Monaghan levou um tiro no ombro, enquanto deixava a sua filha numa escola em Glasgow. Acredita-se que foi este o momento que o levou a mudar-se para Espanha pouco tempo depois.
Lyons Jnr também foi baleado e ferido num ataque em 2006, que se acredita ter sido levado a cabo por Kevin Carroll.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Ficaram por ali hora e meia a duas horas, comendo e bebendo, até os algemarem, encapuzarem e levarem de novo para as celas e a rotina dos interrogatórios e torturas.
Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.
Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.