Sábado – Pense por si

Detido em Cabo Verde suspeito de sequestrar familiares para extorquir 9 mil euros

Pretendia extorquir o marido da irmã, "tendo, para o efeito, ameaçado sequestrar o próprio sobrinho (filho do cunhado com sua irmã)".

A Polícia Judiciária (PJ) de Cabo Verde anunciou hoje a detenção de um homem suspeito de, em agosto de 2017, sequestrar na ilha de Santiago familiares com o objetivo de extorquir cerca de nove mil euros.

O detido, de 26 anos, está "fortemente indiciado na prática de um crime de roubo com violência sobre pessoa, um crime de sequestro e um crime de detenção ilegal de arma de guerra", segundo a PJ.

Em comunicado, a PJ refere que o detido é "suspeito de, juntamente com outros dois indivíduos, ter arquitetado um plano de assalto, seguido de sequestro, na casa da sua irmã, no qual ele figurava entre as vítimas, enquanto os demais suspeitos mantinham a família em cárcere privado".

O objetivo era "extorquir o montante de um milhão de escudos [cerca de nove mil euros] do marido da irmã, que é gerente da Caixa Económica de Calheta de São Miguel, tendo, para o efeito, ameaçado sequestrar o próprio sobrinho (filho do cunhado com sua irmã)".

A PJ acrescenta que "foram levados alguns objetos da residência, bem como a viatura de trabalho do ofendido".

O detido foi presente na quinta-feira ao Tribunal da Comarca de Santa Catarina, tendo ficado em prisão preventiva.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.