Sábado – Pense por si

Detida profissional de saúde suspeita de ter matado oito bebés

A mulher foi detida, no Reino Unido, por suspeitas de ter matado bebés numa unidade neonatal no noroeste da Inglaterra.

Uma profissional de saúde foi detida esta terça-feira no Reino Unido por suspeitas de ter matado oito bebés e de ter tentado matar outros seis, numa unidade neonatal no noroeste da Inglaterra, anunciou hoje a polícia local.

A detenção da mulher, que a polícia não especificou se era enfermeira, médica ou outro tipo de funcionária, resultou de uma investigação na unidade neonatal do hospital público do condado de Chester, devido a suspeitas sobre as circunstâncias da morte de 17 bebés entre Junho de 2015 e Junho de 2016.

Devido ao resultado da primeira investigação, a polícia anunciou hoje que as autoridades se encontram a investigar a morte dos outros bebés e os ferimentos sofridos por outros 15, nesse mesmo período.

Segundo o investigador Paul Hughes, devido à natureza do caso, a polícia consultou uma série de especialistas para extrair "toda a informação possível", de modo a indicar detalhadamente as causas das mortes.

"Não estabelecemos prazos, mas nesta investigação estamos comprometidos a chegar às conclusões o mais rapidamente possível", afirmou Hughes, assegurando que as famílias dos menores estão a par de todos os avanços na investigação.

Depois de registado o aumento de mortes, o hospital fez o pedido de investigação junto das autoridades em maio de 2017, e deixou de realizar partos de bebés com menos de 32 semanas, transferindo as mães para outros hospitais.

O director do hospital, Ian Harvey, afirmou hoje que o pedido de investigação não foi realizado de forma ligeira, mas devido à necessidade de o hospital e das famílias obterem as respostas necessárias.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.