Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que os casos de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 "estão a aumentar na maior parte das regiões" do mundo e que isso "é preocupante".
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou hoje preocupante o aumento pela quarta semana consecutiva do número de casos de covid-19 "na maior parte das regiões" do mundo.
"Depois de seis semanas de diminuição do número de casos, estamos a ter a quarta semana consecutiva com aumento de casos", assinalou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, acrescentando que os casos de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 "estão a aumentar na maior parte das regiões" do mundo e que isso "é preocupante".
O dirigente da OMS, que falava na habitual videoconferência de imprensa sobre a evolução da pandemia da covid-19, realçou que "o número de mortes continua a diminuir, mas a uma velocidade mais lenta".
Tedros Adhanom Ghebreyesus reiterou a recomendação do uso da vacina contra a covid-19 do consórcio AstraZeneca/Oxford, que vários países europeus, incluindo Portugal, suspenderam temporariamente por precaução e, entretanto, retomaram, depois de relatos de possíveis efeitos adversos graves, sublinhando que "os benefícios são maiores do que os riscos".
"Não há dúvidas de que a covid-19 é uma doença mortal e que a vacina pode preveni-la", frisou, adiantando que a vacina desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca e pela Universidade de Oxford "representa mais de 90 por cento das vacinas distribuídas pelo Covax [mecanismo de distribuição universal e equitativa de vacinas contra a covid-19 cogerido pela OMS]".
O diretor-geral da OMS reconheceu, mais uma vez, que continua a haver "barreiras para aumentar a produção e distribuição de vacinas" e que, a este propósito, tenciona reunir-se na próxima semana com a diretora-geral da Organização Mundial do Comércio, Ngozi Okonjo-Iweala.
Covid-19: OMS considera preocupante aumento de infeções pela quarta semana consecutiva
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.