
Portugal reportou 17 casos suspeitos de hepatite aguda infantil de origem desconhecida @Model.HTag>
"Os casos notificados têm sido situações com resolução clínica, não tendo ocorrido casos graves", refere a DGS.
"Os casos notificados têm sido situações com resolução clínica, não tendo ocorrido casos graves", refere a DGS.
Não deixam cheiro, nem rasto. Há milhares de sabores, como Red Bull e tarte de maçã, e parece ser só vapor de água, mas não é. Fazem tão mal quanto os outros.
Estudo detalha que caso os países mais desenvolvidos tivessem tido um maior acesso à vacinação, teriam sido preservadas mais vidas.
Existem vários casos em que os sintomas só se manifestam passados vários anos da infeção, o que pode levar a diagnósticos tardios e a uma maior resistência aos tratamentos.
Países com mais casos confirmados são o Reino Unido (524 contágios), Espanha (313), Alemanha (263), Portugal (241), Canadá (159) e França (125).
Relatórios médicos que dão conta da presença do vírus monkeypox no sémen leva Organização Mundial de Saúde a estudar hipótese de esta ser uma das vias de transmissão. Para já mantém-se a crença de que a doença se transmite por contacto interpessoal próximo.
A OMS vai avaliar esta semana se o surto de monkeypox é uma emergência internacional de saúde. Registam-se 1.600 casos em vários países.
A OMS já registou mais de 1.600 casos confirmados de Monkeypox e outros quase 1.500 suspeitos em 39 países.
A análise do Observatório revela também um aumento da produção, do tráfico e da disponibilidade de droga na Europa, com o desmantelamento, em 2020, de mais de 350 laboratórios de produção de drogas como cocaína, metanfetaminas e catinonas "em grande escala".
Esta é a primeira vez que muitos casos e aglomerados de varíola são relatados simultaneamente em muitos países em áreas geográficas da OMS amplamente díspares.
Graça Freitas afirma que a DGS tem estado "a trabalhar de muito perto com o Infarmed e com a comissão técnica de vacinação".
DGS alerta para os sintomas a que se deve estar atento: dor abdominal, náuseas e vómitos, diarreia, com mais de uma semana de evolução e prostração importante podem coexistir com sintomas respiratórios e febre.
Os três países não endémicos que relataram mais casos foram o Reino Unido (207), a Espanha (156) e Portugal (138).
Apesar de não ser novo, nunca antes tinha havido um surto em Portugal, ou sequer na Europa. Desconhece-se como começou e pode nunca vir a saber-se, mas os casos devem continuar a aumentar. Os especialistas garantem que não será como a Covid-19. A SÁBADO falou com um dos 100 portugueses que já tiveram a doença.
Os 1.455 óbitos registados nos últimos 60 dias representam apenas cerca de 6% do total de 23.150 mortes comunicadas à OMS, desde do registo da primeira vítima mortal por covid-19 em Portugal.
Mike Ryan, o diretor de emergências da Organização Mundial de Saúde, também deu como exemplo a febre de Lassa. Alterações climáticas são uma das causas.