Sábado – Pense por si

Terramoto de magnitude 7,2 faz tremer Tóquio

Lusa 20 de março de 2021 às 11:20
As mais lidas

Foi emitido um alerta para o risco de que se produza um tsunami de um metro de altura na região de Miyagi.

Um terramoto de magnitude 7,2 na escala de Ritcher sacudiu hoje o nordeste do Japão, fez tremer edifícios na capital, Tóquio, e levou as autoridades a declarar um alerta de tsunami na região de Miyagi.

Reuters

O terramoto aconteceu às 18:09, hora local, (09:09 GMT mesma hora em Lisboa), com epicentro no mar frente à costa de Miyagi, a cerca de 60 quilómetros de profundidade no Oceano Pacífico, segundo informação da Agência Meteorológica do Japão.

Este organismo também alertou para o risco de que se produza um tsunami de um metro de altura na mesma região do nordeste do Japão.

O U.S. Geological Survey (USGS) disse que o terramoto se centrou a 34 quilómetros a leste de Ishinomaki.

A agência de notícias Kyodo disse que o seu epicentro foi na costa da região de Miyagi, que foi fortemente danificada durante o grande terremoto e tsunami de 2011.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.