Recomendação inédita dirigida aos 47 países-membros da organização pan-europeia define sexismo como "uma manifestação de relações de força historicamente desiguais" entre homens e mulheres "que levam a discriminação".
O Conselho da Europa, que monitoriza os direitos humanos na Europa, anunciou esta quinta-feira ter adotado um texto que inclui "a primeira definição à escala internacional de sexismo" como forma de "acabar com o fenómeno".
O texto, uma recomendação dirigida aos 47 países-membros da organização pan-europeia adotada pelo comité dos ministros do Conselho da Europa, define sexismo como "uma manifestação de relações de força historicamente desiguais" entre homens e mulheres "que levam a discriminação e impedem a plena emancipação de mulheres na sociedade", refere um comunicado do Conselho.
Sexismo e violência para com mulheres ou meninas estão ligados, insiste a recomendação, "já que o sexismo ‘ordinário’ faz parte de um ‘continuum’ de agressões", criando um "clima de intimidação, medo, discriminação, exclusão e insegurança".
O texto, adotado na sequência do movimento #Metoo, convida os países a "intensificar a sua luta contra o sexismo em todas as áreas", alegando tratar-se de um fenómeno presente "em todos os setores e todas as sociedades".
A recomendação "dá ênfase àquilo que é comportamento sexista e propõe aos diferentes atores formas concretas de o identificar e enfrentar", acrescenta o Conselho.
O texto estabelece ainda uma "lista completa de medidas e situações onde o sexismo é aplicado, desde a publicidade aos meios de comunicação, passando pela justiça, a educação e o desporto".
A linguagem e a comunicação não devem "consagrar a hegemonia do modelo masculino", reitera a declaração, recomendando a utilização de "formas neutras".
A organização lamenta ainda que, apesar de as novas tecnologias serem "vetores da liberdade de expressão e da igualdade entre mulheres e homens", também permitem exprimir "opiniões injuriosas e ter comportamentos violentos".
Conselho da Europa define "sexismo" para acabar com fenómeno
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres