Sábado – Pense por si

Como o voto árabe pode mudar o resultado de dia 5 na América

Maria Henrique Espada
Maria Henrique Espada 16 de outubro de 2024 às 23:00

Os árabes americanos têm um peso significativo em alguns estados em que o resultado será à tangente. Antes, votavam Democrata. Agora, votam de olhos postos na Palestina.

A reportagem da BBC em Dearborn, no Michigan, no dia 20 de setembro, começava no restaurante Sahara, onde quatro televisões emitiam quatro canais em árabe, com imagens da guerra em Gaza, cheirava a café com cardamomo, shawarma e falafel. A questão poderia ser, o que fazia a BBC em Dearborn, Michigan, numa reportagem sobre as Presidenciais dos Estados Unidos? Mas a BBC não foi a única. Nunca, como nestas presidenciais, a primeira cidade de maioria árabe nos EUA teve tanta atenção mediática. Uma presença árabe forte e a guerra no Médio Oriente coincidem com a campanha eleitoral para escolher o próximo Presidente americano daqui a menos de um mês. E, pela primeira vez, os dados apontam para que cidades como Dearborn possam ter algum efeito no resultado final.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.