Sábado – Pense por si

Alex Salmond (1954-2024)

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 16 de outubro de 2024 às 23:00

Esteve na linha da frente do combate escocês pela independência. Enquanto primeiro-ministro, foi o rosto do referendo em 2014 e fez reformas profundas na região.

A vida de Alex Salmond confunde-se com os principais momentos de reforço da autonomia escocesa. Enquanto líder do Partido Nacional Escocês (SNP) do fim da década de 90, fez parte da negociação que devolveu à Escócia um governo e um parlamento autónomo, a primeira vez desde a sua união com Inglaterra em 1707. Ao romper com a hegemonia trabalhista de Donald Dewar e Jack McConnell, tornou-se primeiro-ministro escocês em 2007. Foi-o até 2014, ano em que convenceu o primeiro-ministro conservador David Cameron a referendar a independência da Escócia – e esteve perto de partir o Reino Unido e dar a derradeira soberania à região, mas o “sim” perdeu com 44,7% dos votos, o que o levou a demitir-se da liderança.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.