Sábado – Pense por si

Comissão Europeia: "Os controlos temporários [de fronteiras] só podem ser usados em circunstâncias excecionais"

Márcia Sobral
Márcia Sobral 25 de outubro de 2022 às 10:55

À SÁBADO a porta-voz da Comissão Europeia, Anitta Hipper, falou sobre o mecanismo europeu usado pela França para controlar temporariamente as fronteiras. E explica as propostas de mudanças a estas regras que estão a ser negociadas com os Estados-membros.

Na próxima semana, França vai iniciar um período de seis meses (de 1 de novembro a 30 de abril) onde vai reintroduzir o controlo de fronteiras. Durante este tempo, a livre circulação de pessoas e trabalhadores não será um direito consagrado e as implicações às viagens, principalmente de avião, serão acentuadas. ASÁBADOfalou com a porta-voz da Comissão Europeia (CE), Anitta Hipper, sobre esta medida que, não sendo inédita, não deixa de causar alguma perplexidade.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.