Sábado – Pense por si

França avisa países da UE que vai reintroduzir controlos nas fronteiras

SÁBADO
SÁBADO 17 de outubro de 2022 às 08:39
As mais lidas

Portugal recebeu a notificação do governo de Emmanuel Macron no início do mês. Medida vai vigorar, para já, de 1 de novembro até 30 de abril de 2023.

França vai reintroduzir os controlos de fronteiras terrestres, marítimas e aéreas, de novembro até ao final de abril do próximo ano. O aviso chegou ao Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), no início deste mês, avança oCorreio da Manhã.

Paulo Calado/Cofina

Em causa está um alerta terrorista e o aumento de imigrantes ilegais, a partir da zona dos Balcãs.

Leia mais noCorreio da Manhã.

Notícia atualizada no dia 4 de novembro para clarificar que a França não suspende o Acordo de Schengen, mas sim que vai reintroduzir controlos nas fronteiras.

Artigos Relacionados

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.