Sábado – Pense por si

Chile. Uma revolta nacional causada por um bilhete de metro

Juliana Nogueira Santos 21 de outubro de 2019 às 18:34

O anúncio de uma pequena subida nos bilhetes do metro foi o suficiente para criar uma revolta nacional. Mas há muitos anos que os chilenos estão descontentes com os seus governos.

Na passada sexta-feira, o Governo chileno anunciou que os preços do metropolitano da capital Santiago iriam subir. Um bilhete para a rede, que é utilizada diariamente por três milhões de passageiros, passaria a custar mais 30 pesos (0,04 euros), ou seja, 830 pesos (1,02 euros). Mas 30 pesos foram o suficiente para que a cidade irrompesse em protestos e o país ficasse em estado de emergência, com hora de recolher obrigatório.  

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Aproveitar os feriados

Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?