A dupla que se encontra retida no espaço deverá regressar à Terra na quarta-feira de manhã.
Uma cápsula da SpaceX levou quatro astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS), na manhã deste domigo, para trazer de volta os dois astronautas da NASA, Butch Wilmore e Suni Williams. A dupla deveria ter ficado na ISS por apenas oito dias, mas devido a problemas técnicos com a aeronave, acabaram por ficar retidos por mais de nove meses.
REUTERS/Joe Skipper/File Photo
Cerca de 29 horas após o lançamento do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, que ocorreu na noite de sexta-feira, a cápsula da SpaceX Crew Dragon aterrou finalmente na ISS. Os astronautas da missão Crew-10 chegaram por volta das 4h04 deste domingo. Aqui, foram recebidos pela tripulação de sete membros da estação, incluindo Wilmore e Williams.
Imagens mostram o momento em que a SpaceX Crew Dragon se acopla à ISS. Pouco tempo depois das 05h45 os astronautas abraçam-se.
All the hugs.
The hatch of the SpaceX Dragon spacecraft opened March 16 at 1:35 a.m. ET and the members of Crew-10 entered the @Space_Station with the rest of their excited Expedition 72 crew. pic.twitter.com/mnUddqPqfr
— NASA's Johnson Space Center (@NASA_Johnson) March 16, 2025
A dupla de astronautas deve agora iniciar a sua jornada de regresso à Terra na quarta-feira de manhã, porém, segundo a BBC, poderá haver um pequeno atraso na sua chegada, uma vez que os astronautas têm de esperar que estejam reunidas todas as condições para que a cápsula entre na Terra de forma segura.
"O clima tem sempre de cooperar, por isso vamos levar o tempo que for necessário", explicou aos jornalistas Dana Weigel, gestora do programa ISS.
Nesta viagem, a tripulação será trocada e a dupla será acompanhada pelo americano Nick Hague e o russo Aleksandr Gorbunov, que voaram para a ISS em setembro, numa aeronave Crew Dragon com apenas duas cadeiras vazias para Wilmore e Williams.
A missão ocorre depois do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o seu conselheiro e CEO da SpaceX, Elon Musk, terem pedido um lançamento o mais rápido possível.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.