Sábado – Pense por si

SpaceX lança voo para resgatar astronautas retidos

Lusa 15 de março de 2025 às 10:17
As mais lidas

Dupla de astronautas vai ser finalmente resgatada ao fim de nove meses.

A SpaceX enviou este sábado para o espaço a equipa que vai resgatar os dois astronautas retidos na Estação Espacial Internacional (EEI) depois de o voo programado para ontem ter sido adiado devido a problemas no lançamento.

A dupla de astronautas retida há nove meses vai finalmente ser resgatada após um problema na plataforma de lançamento ter levado a CREW-10 a remarcar o voo para hoje.

Butch Wilmore e Suni Williams agora aguardam a chegada da nave, prevista para o final da noite de sábado.

A dupla será escoltada por astronautas que voaram numa missão de salvamento na SpaceX em setembro, juntamente com dois lugares vazios reservados para Wilmore e Williams na viagem de regresso.

A mais recente tripulação, que parte do Centro Espacial Kennedy da NASA em direção à órbita, inclui Anne McClain e Nichole Ayers, ambos pilotos militares, e Takuya Onishi, do Japão, e Kirill Peskov, da Rússia, ambos ex-pilotos de aviões. Passarão os próximos seis meses na estação espacial, considerado o período normal, depois de terem libertado Wilmore e Williams.

Como pilotos de teste da nova cápsula Starliner da Boeing, Wilmore e Williams esperavam estar ausentes apenas uma semana ou mais quando foram lançados a 5 de junho.

Uma série de fugas de hélio e de falhas nos propulsores prejudicou a sua viagem à estação espacial, dando início a meses de investigação por parte da NASA e da Boeing sobre a melhor forma de proceder.

REUTERS/Steve Nesius
Artigos Relacionados
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.