"A decisão foi tomada, não pode ser adiada e não pode ser cancelada, agora vão ter de enfrentar as consequências", disse Hollande
O Presidente francês François Hollande disse hoje que o 'Brexit' não pode ser cancelado ou adiado, depois de se ter encontrado com o primeiro-ministro britânico David Cameron.
"A decisão foi tomada, não pode ser adiada e não pode ser cancelada, agora vão ter de enfrentar as consequências", disse Hollande aos repórteres à margem das cerimónias do centenário da batalha de Somme, no norte de França.
"Estar na União Europeia (UE) tem vantagens" disse.
"E isso... é o que os britânicos estão a começar a perceber. Aqueles que estavam tentados com o 'Brexit' estão agora a começar a repensar o assunto", continuou o Presidente francês.
Hollande disse que um 'Brexit' rápido "evitaria todas as incertezas e instabilidade, especialmente nos domínios económico e financeiro. Quanto mais rápido acontecer, melhor para eles".
O Presidente francês acrescentou que, uma vez recebida a indicação do próximo primeiro-ministro britânico que vai substituir Cameron -- que anunciou a sua vontade de se demitir -- vai iniciar-se uma fase de negociações nunca superior a dois anos.
Mais tarde, "dar-se-á um estatuto ao Reino Unido, que não continuará na UE, mas que poderá, com certas condições a serem negociadas, continuar vinculado ao mercado único", explicou.
Quanto às cerimónias de hoje, estava previsto que seria o primeiro-ministro Manuel Valls a representar a França, mas na sequência do referendo que ditou a saída do Reino Unidos da UE - faz hoje uma semana -- Hollande decidiu que seria ele a representar o Estado francês.
Para além de Cameron, também se deslocaram a Thiepval, onde se encontra o memorial da batalha de Somme, vários membros da família real britânica.
Brexit não pode ser cancelado ou adiado, defende Hollande
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.