Sábado – Pense por si

Brasil suspende vendas de frango para Argentina, China e UE devido a caso de gripe aviária

Lusa 17 de maio de 2025 às 12:26
As mais lidas

O caso de gripe aviária foi detetado numa exploração comercial no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, um estado no extremo sul do país, que faz fronteira com a Argentina e o Uruguai.

O Brasil, maior fornecedor mundial de frango, anunciou na sexta-feira a suspensão provisória das exportações do produto de todas as regiões do país para Argentina, China e União Europeia (UE) devido à gripe aviária.

O Ministério da Agricultura do Brasil confirmou a suspensão das vendas para a China e a UE, enquanto a agência sanitária da Argentina suspendeu provisoriamente as importações de produtos e subprodutos de aves de todos os estados brasileiros.

Outros países que já reconhecem o princípio da regionalização defendido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), como o Japão, a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos e as Filipinas, apenas suspenderam as compras a explorações avícolas situadas num raio de 10 quilómetros do foco de gripe aviária, informou o ministério brasileiro da Agricultura em comunicado.

O caso de gripe aviária foi detetado numa exploração comercial no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, um estado no extremo sul do país, que faz fronteira com a Argentina e o Uruguai.

"Reafirmando o compromisso de transparência e de responsabilidade com a qualidade e sanidade dos produtos exportados pelo Brasil, as restrições de exportação seguirão fielmente os acordos sanitários realizados com nossos parceiros comerciais", lê-se no comunicado

De acordo com dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a China foi o maior destino das exportações brasileiras de frango no ano passado, com 562,2 mil toneladas, enquanto a União Europeia foi o sétimo maior, com 231,9 mil toneladas.

A China foi seguida pelos Emirados Árabes Unidos (455,1 mil toneladas), Japão (443,2 mil toneladas), Arábia Saudita (370,8 mil toneladas), África do Sul (325,4 mil toneladas) e Filipinas (234,8 mil toneladas), que apenas restringiu as importações da região afetada pela gripe aviária.

Nesse sentido, o Brasil ressaltou a importância de acordos que prevejam o princípio da regionalização, de forma a não afetar as vendas de áreas sem focos da doença e distantes das afetadas.

A nota também esclarece que não há proibição generalizada de exportação de frango do estado do Rio Grande do Sul.

Após a confirmação do primeiro caso de gripe aviária numa exploração comercial no país, o Governo brasileiro implementou um protocolo para evitar a propagação do vírus.

Entre outras medidas, o Governo abateu todas as aves da fazenda afetada e realizou inspeções em todas as fazendas num raio de dez quilómetros do foco, segundo o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.