As três unidades de conservação foram qualificadas no âmbito do Programa Nacional de Desestatização, levado a cabo pelo atual executivo.
O presidente brasileiro,Jair Bolsonaro, publicou esta terça-feira um decreto no qual autoriza a concessão à iniciativa privada de três unidades de conservação ambiental localizadas no nordeste e no sul do país.
O decreto hoje publicado inclui os parques nacionais dos Lençóis Maranhenses, no estado do Maranhão (nordeste), de Jericoacoara, no Ceará (nordeste), e do Iguaçu, no estado do Paraná (sul).
As três unidades de conservação foram qualificadas no âmbito do Programa Nacional de Desestatização (PND), levado a cabo pelo atual executivo, e integram o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República.
"Ficam qualificadas (...) as seguintes unidades de conservação, para fins de concessão da prestação dos serviços públicos de apoio à visitação, com previsão do custeio de ações de apoio à conservação, à proteção e à gestão das referidas unidades", lê-se no documento assinado por Bolsonaro.
O decreto estabelece ainda que o Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES) possa ser contratado para "elaborar estudos necessários às concessões e para apoiar as atividades de supervisão dos serviços técnicos e de revisão de produtos contratados".
Em agosto, o Governo federal já tinha anunciado o desejo de ampliar projetos para concessão a privados.
"O PPI é o maior programa de concessões e privatizações do mundo, e vem atraindo investidores do mundo todo, e cumpre a promessa do presidente Jair Bolsonaro de tornar o Estado menor e menos pesado para os brasileiros", afirmou o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, citado no 'site' da sua pasta.
Bolsonaro autoriza concessão privada de unidades de conservação ambiental do Brasil
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?
Trump disse que o que sabemos que aconteceu a um jornalista nunca aconteceu. E Cristiano Ronaldo não é só futebolista - também é dono de um grupo de media.