Sábado – Pense por si

Austrália aprova lei sobre casamento entre pessoas do mesmo sexo

A aprovação desta lei vem na sequência do deputado Tim Wilson ter pedido em casamento o seu namorado, Ryan Bolger, durante uma sessão parlamentar.

O Parlamento australiano aprovou esta quinta-feira o projecto lei sobre a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo, a última iniciativa legislativa para que as uniões se possam celebrar no país.

A Câmara Baixa aprovou hoje o projecto do senador liberal Dean Smith que tinha sido apresentado na semana passada no Senado.

A iniciativa foi apresentada depois de ter sido realizada uma consulta popular através dos correios (não vinculativa) em que a maioria dos participantes se mostraram favoráveis ao casamento entre duas pessoas do mesmo sexo sendo que o reconhecimento definitivo fica apenas dependente da ratificação protocolar por parte do governador geral.

Recorde-se que a aprovação desta lei vem na sequência do deputado Tim Wilson ter pedido em casamento o seu namorado, Ryan Bolger, durante a sessão em que discursava sobre a igualdade de casamento, na Casa dos Representantes, na Austrália.

Durante o seu discurso Tim Wilson disse que a pessoa à qual tinha de agradecer mais era ao seu parceiro, Ryan, por o ter aturado durante todas as suas divagações e queixas sobre o casamento homossexual. O deputado continuou ainda, dizendo que a sua relação foi marcada pelo debate sobre a igualdade de casamento e que Ryan sabia a importância que aquele discurso tinha.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.