Sábado – Pense por si

Antigo vice-presidente do Parlamento Europeu baleado na cabeça

A vítima foi transportada para o hospital em estado grave. O motivo do ataque ainda é desconhecido.

Alejo Vidas-Quadras, antigo vice-presidente do Parlamento Europeu, foi baleado esta quinta-feira, em Madrid. O político sofreu um ferimento na zona do maxilar.

REUTERS/Wiktor Dabkowski

Alejo Vidas-Quadras, antigo presidente do Partido Popular da Catalunha e fundador do VOX, caminhava pela rua quando foi abordado por uma mota com dois ocupantes e baleado à queima-roupa pelo pendura.

A vítima de 78 anos sofreu um ferimento na zona do maxilar, tendo sido transportado para o hospital La Princesa em estado grave. Alejo Vidas-Quadras encontra-se estável e a sua vida não corre perigo, segundo o El Mundo.

A Polícia Nacional espanhola está a investigar o caso, sendo ainda desconhecido o motivo do ataque.

Alejo Vidas-Quadras foi presidente do Partido Popular da Catalunha entre 1991 e 1996 e vice-presidente do Parlamento Europeu de 1999 a 2014. Atualmente é uma das figuras chave da direita espanhola.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.