Ancara diz que vai tomar medidas para evitar a queda da cotação da lira turca

Lusa 13 de agosto de 2018
Sábado
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 4 a 10 de março
As mais lidas

A divisa turca começou a ser afectada na semana passada na sequência da crise diplomática com os Estados Unidos e num contexto de desconfiança dos mercados em relação às políticas económicas do presidente Erdogan.

lira turca Câmbio
lira turca Câmbio
lira turca Câmbio
banco central da turquia
lira turca Câmbio
lira turca Câmbio
lira turca Câmbio
banco central da turquia

O Banco Central da Turquia anunciou, esta segunda-feira, que "vai tomar todas as medidas necessárias" para garantir a estabilidade financeira, numa altura em que se verifica uma descida da cotação da moeda nacional.

A lira turca regista níveis de cotação muito baixos há vários dias face ao dólar norte-americano, desde que as tensões diplomáticas entre Washington e Ancara se intensificaram.

Na sexta-feira, a lira turca perdeu 16% do valor em relação ao dólar norte-americano e hoje, nos mercados asiáticos, a divisa turca manteve a descida.

No domingo, o Ministério das Finanças turco citado pelo jornal pró-governamental Hurriyet indicava que o país ia tomar "as medidas necessárias" para enfrentar hoje de manhã a abertura dos mercados.

"O Banco Central vai acompanhar de perto os mercados e a formação dos preços e adoptar todas as medidas necessárias para assegurar a estabilidade financeira, caso seja necessário", referiu hoje de manhã a instituição através de um comunicado.

O mesmo documento do Banco Central da Turquia indica também que está a proceder à revisão das taxas referentes às reservas obrigatórias dos bancos para "evitar a falta de liquidez".

A divisa turca começou a ser afectada na semana passada na sequência da crise diplomática com os Estados Unidos e num contexto de desconfiança dos mercados em relação às políticas económicas do presidente Erdogan.

As tensões entre a Turquia e os Estados Unidos, que adoptaram sanções recíprocas, estão relacionadas com a prisão do pastor norte-americano, Andrew Brunson, detido por ordem do governo de Ancara.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Investigação
Opinião Ver mais