Sábado – Pense por si

Ancara diz que vai tomar medidas para evitar a queda da cotação da lira turca

13 de agosto de 2018 às 09:37
As mais lidas

A divisa turca começou a ser afectada na semana passada na sequência da crise diplomática com os Estados Unidos e num contexto de desconfiança dos mercados em relação às políticas económicas do presidente Erdogan.

O Banco Central da Turquia anunciou, esta segunda-feira, que "vai tomar todas as medidas necessárias" para garantir a estabilidade financeira, numa altura em que se verifica uma descida da cotação da moeda nacional.

lira turca Câmbio
lira turca Câmbio
lira turca Câmbio
banco central da turquia
lira turca Câmbio
lira turca Câmbio
lira turca Câmbio
banco central da turquia

A lira turca regista níveis de cotação muito baixos há vários dias face ao dólar norte-americano, desde que as tensões diplomáticas entre Washington e Ancara se intensificaram.

Na sexta-feira, a lira turca perdeu 16% do valor em relação ao dólar norte-americano e hoje, nos mercados asiáticos, a divisa turca manteve a descida.

No domingo, o Ministério das Finanças turco citado pelo jornal pró-governamental Hurriyet indicava que o país ia tomar "as medidas necessárias" para enfrentar hoje de manhã a abertura dos mercados.

"O Banco Central vai acompanhar de perto os mercados e a formação dos preços e adoptar todas as medidas necessárias para assegurar a estabilidade financeira, caso seja necessário", referiu hoje de manhã a instituição através de um comunicado.

O mesmo documento do Banco Central da Turquia indica também que está a proceder à revisão das taxas referentes às reservas obrigatórias dos bancos para "evitar a falta de liquidez".

A divisa turca começou a ser afectada na semana passada na sequência da crise diplomática com os Estados Unidos e num contexto de desconfiança dos mercados em relação às políticas económicas do presidente Erdogan.

As tensões entre a Turquia e os Estados Unidos, que adoptaram sanções recíprocas, estão relacionadas com a prisão do pastor norte-americano, Andrew Brunson, detido por ordem do governo de Ancara.

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.