Reunião em Londres com representantes europeus já não vai contar com os altos representantes dos EUA. Vice-presidente norte-ameriano garantiu que ou os dois países respondem à proposta de paz ou saem das negociações.
As negociações entre os Estados Unidos, a Ucrânia e alguns líderes países europeus, previstas para esta quarta-feira em Londres, fracassaram. Os altos representantes americanos anunciaram em cima da hora que não iam estar presentes e o vice-presidente JD Vance confirmou que os EUA ponderam "sair" das conversações caso Rússia e Ucrânia não cheguem a acordo.
Julien de Rosa, Pool via AP
O encontro de hoje tinha como objetivo discutir um possível cessar-fogo entre a Rússia e a Ucrânia. No entanto, o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, cancelou a sua presença à última da hora, tal como o enviado especial da administração Trump, Steve Witkoff.
Um problema de agenda por parte de Rubio terá sido a causa para este cancelamento, segundo o Departamento de Estado dos EUA. Ainda assim, as conversações irão decorrer, mas com algumas alterações. Se para esta quarta-feira estava previsto um encontro entre altos funcionários do Reino Unido, França, Ucrânia e Estados Unidos, agora, a reunião irá prosseguir de forma um pouco diferente. O encontro será conduzido pelos assessores dos países.
Assim, os Estados Unidos deverão ser representados pelo enviado especial para a Ucrânia e a Rússia, Keith Kellogg.
A informação foi, aliás, confirmada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, David Lammy, que através da rede social X confirmou que as negociações iriam contar com a presença de "funcionários", entre os quais Keith Kellogg.
Este cancelamento ocorre num momento em que o presidente dos EUA, Donald Trump, alertou para a possibilidade de Washington se afastar das negociações caso não fossem registados progressos para um cessar-fogo entre a Rússia e a Ucrânia. O que foi confirmado pelo seu vice-presidente durante a viagem à Índia: "Está na hora de eles ou dizerem sim ou de os EUA se afastarem do processo", afirmou JD Vance.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.