Sábado – Pense por si

Advogados de Navalny condenados a penas de prisão por serem considerados "terroristas e extremistas"

CM 17 de janeiro de 2025 às 08:51
As mais lidas

Vadim Kobzev, Igor Sergunin e Alexei Liptser tinham sido detidos em outubro de 2023.

Três advogados de Alexei Navalny, opositor de Vladimir Putin que morreu em fevereiro de 2024, foram esta sexta-feira condenados a penas entre os três anos e meio e cinco anos e meio de prisão após o tribunal russo considerar que pertenciam a um grupo extremista, avança a imprensa local, citada pela Reuters.

Alexei Navalny
Alexei Navalny

Os advogados, Vadim Kobzev, Igor Sergunin e Alexei Liptser, tinham sido detidos em outubro de 2023. No mês seguinte à detenção, passaram a integrar uma lista oficial de "terroristas e extremistas".

Recorde-se que o russo Alexei Navalny morreu subitamente numa prisão do Ártico. O líder da oposição tinha sido condenado por extremismo, uma vez que, o Kremlin considera Navalny e os respetivos apoiantes traidores que procuram desestabilizar a Rússia.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.