Sábado – Pense por si

ACNUR diz que Portugal é "verdadeiro campeão" na defesa dos refugiados

12 de janeiro de 2021 às 15:07
Capa da Sábado Edição 19 a 25 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 19 a 25 de agosto
As mais lidas

"Portugal, ao longo dos anos, tem sido um verdadeiro campeão dos direitos dos refugiados, nos fóruns internacionais e europeus", refere Filippo Grandi.

O alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Filippo Grandi, apelidou Portugal de "verdadeiro campeão" na defesa dos refugiados e garantiu total apoio por parte das Nações Unidas na defesa do Pacto sobre Migração e Asilo.

Em declarações aos jornalistas, no final de um encontro com o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, em Lisboa, Filippo Grandi apontou que esta é a sua primeira visita a Portugal no âmbito das funções que ocupa atualmente, e sublinhou que existem atualmente cerca de 80 milhões de pessoas refugiadas ou deslocadas em todo o mundo.

"Estou particularmente feliz por estar em Portugal porque Portugal, ao longo dos anos, tem sido um verdadeiro campeão dos direitos dos refugiados, nos fóruns internacionais e europeus, em tempos difíceis, quando o tema dos refugiados em todos o mundo é frequentemente manipulado e instrumentalizado com propósitos políticos", elogiou o responsável.

Acrescentou que Portugal tem feito parte de um grupo de países que tem sempre defendido os direitos das pessoas que fogem de conflitos, da violência e de perseguições, e enaltecido os princípios da solidariedade e do apoio.

Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.