Advogado condenado por corromper funcionária do SEF continua a lidar com processos de legalização de migrantes
Miguel Rijo foi condenado a três anos de pena suspensa, mas continua a trabalhar na legalização de migrantes.
Miguel Rijo foi condenado a três anos de pena suspensa, mas continua a trabalhar na legalização de migrantes.
Estima-se que a Turquia esteja a acolher mais de três milhões de refugiados que fugiram do país desde 2011 quando começou uma guerra civil que terminou a 8 de dezembro.
"Quando forçadas a deslocar-se em busca de segurança, as pessoas encontram outras rotas que às vezes as colocam em perigo", explica porta-voz do ACNUR.
De acordo com o ACNUR, entre os recém-chegados, destaca-se a presença de crianças pequenas, uma vez que "cerca de 60% dos que atravessaram a fronteira tinham menos de 18 anos de idade".
Novo relatório da ONU estima que "duas vezes mais pessoas morrem" nestas rotas terrestres do que na rota marítima. No Mediterrâneo, onde as estatísticas são mais fiáveis, já morreram 800 pessoas desde o início do ano.
O politólogo e professor de relações internacionais José Filipe Pinto sublinha, à SÁBADO, a capacidade portuguesa de adaptação a outras culturas, sem colocar em causa características próprias: o segredo dos políticos para se destacarem nas instituições internacionais.
A inspetora foi condenada a pena suspensa por cinco anos. Acelerou dezenas de processos de legalização de clientes de advogado - que foi condenado a pena suspensa de três anos - em troca de dinheiro.
Nos últimos anos, cerca de 75% dos novos pedidos de asilo foram apresentados dentro do território português e 25% na fronteira aérea, principalmente no aeroporto de Lisboa.
Primeira-ministra italiana vai a Tunes esta semana discutir o reforço do controlo das fronteiras tunisinas. Acordo feito pela União Europeia está a reduzir entradas de migrantes na Europa, mas não está isento de críticas.
Os professores da agência para os refugiados palestinianos celebram o terrorismo e alguns são militantes, os seus manuais escolares pedem que se corte o pescoço aos judeus: quando o agente da ajuda parece ter-se tornado parte do problema.
A taxa deverá afetar mais quem fugiu do Afeganistão sob domínio talibã. O Paquistão isenta estes refugiados da taxa numa condição: se voltarem ao Afeganistão.
Venceu as eleições primárias com uma larga maioria e promete combater o presidente venezuelano e levá-lo à justiça. Mas nada garante que possa sequer candidatar-se às eleições.
O líder da Organização das Nações Unidas deixou claro que "nenhuma solução é possível sem a criação de um Estado palestiniano independente, lado a lado com Israel".
Numa participação num think tank, Suella Braverman deixou em aberto a possibilidade do Reino Unido sair da Convenção para os Refugiados.
O não ser cidadão de nenhum país significa não só não pertencer a lado nenhum como sobretudo, na maior parte dos casos, não ter existência legal.